
V-tubers, o mercado do futuro e o preconceito com o publico Otaku! Como a polêmica
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O preconceito velado:
Quando falamos em Animes e mangás, muita gente já associa negativamente a uma pessoa problemática ou supostamente infantil, ou que não tem responsabilidades.
E isso não é de hoje, é algo que já acontece no brasil e no ocidente, desde a decada de 90, a diferença, é que antigamente, era a grande maioria das pessoas que faziam isso, onde inclusive, os Nerds da turma, eram excluidos e os otakus estavam no meio.
Antes de chegarmos ao ponto que interessa, uma breve explicação sobre o contexto histórico.
Otaku:
O termo otaku surgiu no japão, ma decada de 80 para categorizar pessoas com algum vicio até mesmo obsessivo à algo, existindo várias variações do termo, para cada coisa, mas como tudo na história da humanidade, nada é só preto e branco, sempre tem tons de cinza no meio disso, e com otakus não é diferente! Muitos adotaram essa cultura, pois além de gostarem de coisas que as faziam felizes ou eram usadas como valvulas de escape da realidade, eles eram socialmente-excluidos, pois naquela época, ser nerd não era algo “Cool.” Ou mais Comum, como é hoje em dia. E o Otaku de anime, é justamente, uma versão oriental do Nerd dos RPGS e quadrinhos, em teoria, tanto que quando chegou a globalização, ambos os grupos se juntaram, sejam socialmente ou simplesmente, aprender a gostar de ambas as coisas.
Antigamente, o preconceito com esse pessoal, era mais escancarado e comum, mas ainda nos dias de Hoje, existem, principalmente vindo da própria familia, na grande maioria dos casos, ou então, se você trabalha em uma empresa ou vai em ciclo social que não é do meio e tenta comentar de algo, as pessoas já te olham estranho ou começam a fazer piadas, ou então, desconversa, com uma expressão nitida de “Você gosta dessas coisas? Quantos anos você tem?” Ou então “É coisa de criança.” Eu falo isso, baseado nas minhas próprias experiências pessoais, mas também vi, muitos casos, quando pessoas citam esse tipo de coisa. A diferença, é que muitos aprenderam a se adaptar, ou simplesmente, levam a provocação e piada na esportiva, o que é o ideal a se fazer. Mas a questão é, isso ainda existê e é relativamente comum, dependendo de onde você observar, incluindo a religião que constantemente, demoniza as obras orientais e obriga os pais fanátizados, na grande maioria dos casos, a proibirem seus filhos de consumir tal conteúdo, fazendo com que a grande maioria das pessoas e desses consumidores, se “Rebelem.” Contra os pais em algum momento, para manter seus hobbies e gostos pessoais.
A Globalização:
Com a chegada da globalização, as coisas começaram a mudar e com o avanço e boom tecnologico, os nerds antes excluidos, se tornaram os percusores no mundo moderno, fazendo com que o “Nerd Excluido.” Se tornasse o novo gênio revolucionário da humanidade, o que acabou também, respingando na cultura pop, conforme as TVS em casas, fossem se popularizando, pois era necessário produzir conteúdo para todos os publicos, para manter o mercado e com isso, começou a ser criado animações, com várias empresas mudando a história da humanidade, desde a década de 30 com os primeiros filmes animados da Disney, até os dias de hoje.
Mas foi na década de 80 pra 90, que também começaram a ser importados materiais do Japão, após o término da segunda guerra mundial, tendo os Estados unidos como vencedor, se tornando um aliado do japão, após um acordo diplomático. E então foi onde a cultura otaku e Nerd, comçou a se espalhar, com a chegada de Tokusatsus clássicos (Filmes e séries baratas, com efeitos especiais.) Onde surgiram, obras como Jiraya, Jaspion, Gavan, Changeman, dentre outras. E junto da Bagagem, também começaram a vir os primeiros animes, como Cavaleiros do Zodiaco, Dragon Ball e várioss outros, tendo inclusive, aqui no brasil, canais focados em sua grande maioria, nesse tipo de conteúdo, como a saudosa Rede Manchete.
E junto disso, veio na bagagem, vários outros Booms culturais e históricos como a ascenção de Animes como Pokémon, Yuyu Hakusho, o próprio DB que já foi citado e etc. Após isso, começou a era da Internet, onde até mesmo os animes que só ficavam no japão, começaram a ter acesso do publico ocidental, tendo o primeiro boom histórico dos Trio principal de empresas de anime, como a Shounen Jump, que são inclusive, considerados até hoje, os “Pilares.” Da Empresa, que Foi Naruto, One Piece e Bleach, onde a as pessoas assistiam e consumiam esses animes, em suas próprias casas, em Fansubs, sites de fans que existiram e existem, muito antes de empresas multibilionárias serem criadas, mas muito de como elas funcionam hoje em dia, também veio dessa época, como o fato da Crunchroll Permitir que você assista animes gratuitamente, vendo propagandas, isso é algo que já vem lá de trás, dos sites de animes que eram 100% Gerido por fans e precisavam se manter.
Com isso, o publico foi crescendo cada vez mais e as bolhas cada vez mais foram sendo furadas, até chegarmos hoje em dia, onde Séries são feitas, baseadas nessas obras, ainda que exista preconceito com relação a ela e ao publico que as consome, por conta da globalização e acesso mais fácil à culturas diferentes, a tendencia é que cada vez mais, esse público cresça, com inclusive, empresas de quadrinhos ocidentais, tendo que se reinventar e aderir aos mangás japoneses, pois eles tomam cada vez mais o espaço e popularidade dessas obras e influenciam outras, até mesmo no mundo dos Jogos digitais.
O mercado Otaku:
Com cada vez mais publico chegando, cada vez mais mangás de temáticas e coisas ou contextos históricos foram sendo criados, para todos os publicos e gostos, inclusive, com muitos filmes de animação, inspirando filmes de Hollywood, ou servindo de base para filmes que ganharam ou concorreram a oscars, como é o caso de Cisne Negro que é claramente inspirado em Perfect Blue, sendo inclusive, considerado Plágio do anime. E esse é só um dos inúmeros exemplos.
E claro, a industria global foi vendo o tanto de retorno financeiro que isso dava e então, começou a investir cada vez mais pesados em produtos ou coisas inspiradas ou que remetem à essa cultura. Como os inúmeros jogos que são feitos hoje em dia, Indies ou Triple AAA que possuem o famoso gráfico “Cell Shading.” Que é o gráfico estilo anime.
Pra vocês terem uma ideia de como esse mercado cresceu, Hoje, no japão, de toda a economia do País, ao menos 30% dela vem de Animes e Mangás e produtos relacionados, principalmente globalmente. E esse ano, o Mangá de Onepiece, se tornou o “Quadrinho” Mais vendido do mundo, desbancando, inclusive, os quadrinhos do Batman, desde o seu lançamento e criação.
Com tudo isso dito, acho que vocês já entenderam o Impacto atual dessa industria no mundo não? E isso que eu não vou me estender mais aqui, pois poderia falar de todas as pessoas que ganham a vida hoje em dia, falando dessa cultura e mercado, sendo inclusive, produtores de Conteúdos para sites como o Youtube e etc.
V-tuber, o que é?, como se alimentam?, como são?, onde vivem?:
Antes de prosseguirmos, é preciso entenderem como esse mercado começou, para além do anime.
Muita gente acha que V-tubers é algo recente, mas não é bem assim. A história se inicia em 1995 com a primeira V-tuber a ser criada de fato, mas ela passa por Gorilaz, Daftpunk, dentre outros, onde um dos primeiros booms em grande escala, principalmente à nível global, veio do vocaloid, graças a Hatsune Miku. Eu poderia falar tudo detalhadamente, mas a ideia dessa postagem, não é explicar toda a história, até porque, ela seria muito longa e talvez fosse melhor um vídeo, sobre o assunto, então resumirei muita coisa e destacarei os pontos importantes, até chegar na parte principal dessa matéria que você esta lendo. Então vamos lá, eu fiz questão de ressaltar aqui, os pontos principais dessa cultura e mercado.
2011:
Como eu disse anteriormente, o mercado V-tuber, já é algo antigo, em teoria, mas os V-tubers, como nós conhecemos atualmente, que é o V-tuber que também é produtor de Conteúdo, como qualquer outro Digital Influencer atual, ou os famosos “Youtubers” Isso só começou a acontecer de fato, em 2011 com uma “V-tuber.” Chamada Ami Yamato. E ela era bem diferente do convencional e o que temos hoje em dia, pois ela, não é um personagem estilo anime, mas sim um Avatar 3D, remetendo até mesmo, a algumas animações da Pixar. O termo V-tuber, se quer, existia ou era falado nessa época, ela era apenas uma “Apresentadora Digital.” Sendo inclusive, uma Mulher Britânica, com ascendencia japonesa. Nessa época, Live-streams também não eram algo que estava em alta, se quer era falado. O conteúdo da Ami, se Baseava basicamente em Fazer V-logs como V-tuber, com cenários feitos em Realidade Aumentada, com cenários, pré-gravados. Inclusive, o canal dela, existe no Youtube até Hoje, com 140 Mil Inscritos, mas aparentemente, ele esta parado, mas você consegue ver que ao longo dos anos, ela já fez muitos vídeos de Merchandise para marcas grandes e empresas famosas e ela pode de fato ser considerada a “Primeira V-tuber moderna.”
2014 e 2015:
Em 2014, foi lançado o primeiro Sofware Popular de Tracking (Captura de Movimento Facial) E que é usado por muita gente até hoje, por ser acessivel e encontrado, inclusive, na steam, mas o que fez ele realmente popularizar tanto, ainda mais aqui no brasil, é porque ele vem com vários modelos 3D e 2D Prontos e pré-configurados e Programados para se ter de V-tubers ou apresentadores Digitais e um deles era o Fluffly! O Panda vermelho que foi popularizado por ninguém mais, ninguém menos que o dono do Canal Treta News, ele que pode ser considerado o primeiro V-tuber Brasileiro de fato. E a popularidade do Treta news, também fez com que o Software Facering se tornasse um dos principais no Mercado, para criar esse tipo de conteúdo e que muitos V-tubers, mesmo nos dias de Hoje, ainda o Usam, pois além dele funcionar bem, ele facilita para que o usuários possam incluir suas próprias versões e personagens originais que vão ser seus avatares. E nós sabemos que o primeiro V-tuber Brasileiro, é o Treta News, pois em 2015, ele lançou seu primeiro vídeo e depois disso, só foi crescendo, até se tornar o monstro que é hoje em dia, em termos de empresa e financeiro, onde aqui, nós já entramos no mercado digital e o quanto isso vai impactar a industria como já tem feito.
Mas, voltando a 2014, vale também fazer uma menção honrosa à Eilene, uma das primeiras “Vtubers Americanas.” Na verdade, ela era mais uma PNGTuber que uma V-tuber, porque ainda tem isso. Enquanto o V-tuber é um personagem desenhado que se move de maneira estatica, dependendo exclusivamente da edição manual, para a movimentação dos personagens, enquanto o V-tuber é um personagem, geralmente um modelo 3D, do qual você usa um software em paralelo do mercado, que captura seus movimentos e expressões faciais e faz com que, seu avatar repita os movimentos e expressões do seu rosto através de uma câmera ou webcam.
Mas também existem muitos exemplos de PNGtubers que fazem sucesso, como falarei mais à frente. Além disso, hoje em dia, PNG tubers, podem ser considerados uma maneira mais barata de começar um projeto digital, já que para se ter um canal de V-tuber, é necessário ter um PC ou celular razoavelmente bom e programas próprios para isso. E ainda é necessário comprar um modelo 3D ou 2D, caso você não saiba desenhar ou modelar, o que não sai barato, inclusive, faltam pessoas no mercado que se interessem em vender para brasileiros, mesmo aqui no brasil, pois, a maioria das pessoas que fazem esses modelos e desenhos para V-tubers, preferem vender na gringa, para ganhar em dólar, então fica a dica de um outro mercado interessante, que veio junto com esse dos V-tubers.
Mas enfim, voltando à Eilene e o assunto dessa máteria, ela era uma PNGTuber que usava imagens estáticas de uma personagem de anime original, para contar as histórias e dava uma breve animada, usando o Programa da Vocaloid, para criar seus vídeos, onde ela contava histórias, já que ela não utilizava a própria voz, pois uma das vantagens de ser um V-tuber ou PNG tuber, é que você pode usar algum modelador de voz, ou dublar o personagem, caso não queira expor sua própria voz, o que faz com que V-tubers e PNGtubers, também possam ser considerados, Canais Dark.
Eilene, também foi responsavel, pela criação do clássico meme, Ebola-chan, pois ela era muito ligada à sites de onde surgem a grande maioria dos memes da internet, como é o caso dos Chans da vida. Inclusive, isso se tornou o principal bordão do canal dela, pois ela usava isso para divulgar os próprios vídeos, o que para a época, foi uma tática relativamente inteligente de marketing, ainda que tenha vindo de um meme.
Eilane se aproveitou do Sucesso que fez e então começou a criar outras personagens que também fizeram sucesso, onde ela começou a estender seu alcance de publico, para cada vez mais sucesso, foi então onde ela criou a Natsuki Moe e a Mirai Akari, com a Mirai Akari, sendo seu principal sucesso de época, o sucesso foi tanto, que a Mirai acabou sendo parte da Hololive, na primeira formação. Com o Sucesso da Mirai Akari, Elaine cedeu seu canal para a personagem e a Interprete dela e começou apenas a focar em gerenciar as garotas, formando assim o primeiro Grupo de V-tubers que se tem noticia, no ocidente.
Mirai depois de muito sucesso, Mirai Akari, se desvinculou da empresa de Elaine, indo parar na primeira geração da Hololive que era composta por Kaguya Luna, Dennou Shoujo Siro, a própria Mirai Akari e a Kizuna Ai, a primeira pessoa a realmente usar o termo. “V-tuber” Para se descrever, pois V-tuber nada mais é do que um termo para “Virtual-Tuber.” Que é a junção de Youtuber com Virtual.
Diferenças da primeira leva para as atuais:
A diferença dessa primeira Leva de V-tubers, é que elas não faziam Lives e nem eram focadas no público gamer, tendo todo o seu foco em V-logs e Sketchs de Humor. E esse foi um formato totalmente bem sucedido e popular, principalmente porque na época, como o Youtube não era tão grande e possuia tanto conteúdo variado quanto hoje em dia, os Vlogs e canais como parafernalha e porta dos fundos, estavam completamente em alta, então os V-tubers, começaram a surfar na onda, o que foi de grande importância para os rumos que a industria tomou dali pra frente.
Quando começou o V-tuber atual?:
O v-tuber atual, começou quando Nijisanji criou as V-tubers Higushi Kaede e Tsukino Mito que foram as pioneiras em criar Live e vídeos de gameplay, além de popularizar os V-tubers Exclusivamentes feitos em 2D, diferente dos antigos que eram apenas modelos 3D texturizados como anime, ou cell shading, como já citado anteriormente. Hoje em dia, é bem mais comum, você ver V-tubers totalmente 2D do que 3D, pois o acesso a eles foi ainda mais facilitado quando os japoneses criaram a Live2D, que é um software de animação que era muito usado em Jogos de Gênero visual Novels mais modernos, para fazer movimentos de personagens, software esse que também é barato e tem acesso fácil na Steam, porém, ele hoje em dia, é um dos principais softwares também usado para movimento de avatares em V-tuber 2D. E claro que da época do Nijisanji para cá, o modelos 2D, também evoluiram, pois antigamente era uma coisa muito rústica, diferente de Hoje em dia, que performa tão bem quanto modelos 3D, muitas vezes possuindo até uma fluídez maior.
E agora que tudo foi explicado, resumidamente, e vocês possuem o contexto histórico e a explicação de como isso surgiu e como funciona, podemos finalmente chegar na parte principal desse artigo.
Uma das grandes vantagens de você ser um canal de V-tuber, dark, é que seu avatar, pode refletir o que você quiser, para o mundo, independente de raças ou etnias, ou até ser algo fantasioso ou não, você só tem que ter certeza que não esta infligindo nenhuma politica de direitos autorais, não vá querer usar um avatar do Goku, por exemplo, mas nada impede de você fazer um personagem baseado nele, com o seu estilo e jeito.
A base do V-tuber, é você se apresentar ao mundo, como quiser, é um dos motivos desse mercado novo ser tão confortavel. Você não se torna exposto à internet e pode fazer qualquer tipo de material, desde que esteja nas linhas da legalidade, se estiver calor na sua cidade, você pode ficar de roupa intima se gravando, apresentando o seu canal ou fazendo live, sem qualquer risco de exposição, pode ficar famoso sem ter que ir na padaria comprar pão e alguém vir te incomodar para tirar foto, mesmo em um momento de privacidade. Em resumo, você não perde sua privacidade e ainda consegue viver disso, além de falar dos assuntos que gosta.
Outra vantagem que esse mercado te da, é a facilidade que você terá para empreender, podendo criar sua marca, sejam de roupas, camisetas, action figures, ou até mesmo, porque não ir mais longe? Porque não criar um quadrinho ou mangá, onde a sua logo e marca, será seu próprio avatar? Essas e outras, são algumas das inúmeras vantagens que você terá, como V-tuber, inclusive, nesse artigo, darei até 2 exemplos icônicos, incluindo uma que roubou a cena esse ano, com a polêmica do começo desse artigo, sobre preconceito, ao mesmo tempo que essa pessoa, tem uma história de superação emocionante e incrivel, extremamente inspiradora.
Além disso tudo, outro exemplo de vantagem para esse mercado, é que o simples fato de que se algum dia, você quiser se revelar para o mundo, pode se tornar algo histórico nos seus projetos, principalmente se tratando de Canais do Youtube, onde você pode fazer até mesmo especiais e lives, onde vai ganhar milhões e milhões de pessoas novas para te acompanhar, a questão é, você vai querer se revelar para o mundo? Essa é uma das liberdades que você tem para tomar essa decisão.
E você pode misturar essa coisa de V-tubers, com vários nichos diferentes, para quem quer ser youtuber e etc. Por enquanto os mais comuns no brasil, é React e Gameplays e alguns Vlogs, improvisados, como o personagem, mas nos outros países, o mercado já esta bem mais amplo, tendo V-tubers falando de vários assuntos diferente, tendo inclusive, uma V-tuber +18 que na época, deu até em polêmica, por gravar vídeos e clips de dança sensuais, fazendo inclusive, com que muitas atrizes +18 se pronunciassem em suas redes, reclamando do conteúdo dela, pois foi mais do que o suficiente, para desbancar todas elas de uma só vez, esse marco histórico foi a V-tuber conhecida como Projekt Melody.
Mas o foco principal aqui, não é falar dela, mas sim provar o quanto esse novo mercado que se abre, é lucrativo e a tendencia é aumentar. Assim como tivemos um boom dos Youtubers que muitos se tornaram mais famosos e relevantes nas gerações mais novas e até mesmo as mais antigas, que pararam de consumir a TV tradicional ou a cabo, nós teremos um novo boom na industria, onde muitos V-tubers e Artistas digitais, vão acabar se tornando mais famosos e relevantes do que pessoas que aparecem na câmera. Inclusive, já teve um episódio de Black Mirror focado nisso, então a corrida dessa nova era digital, já começou. E você pode misturar tudo isso de V-tuber, com várias outras fontes de rendas alternativas, inclusive, muitas empresas gigantescas, também tem aderido a esse mercado, como por exemo, a do navegador Opera, que lançou a própria V-tuber deles que é a GX Aura.
Mas se ainda dúvidam do que eu digo, mesmo aqui no brasil, a Corrida dos V-tubers já começou, não só pelas pessoas que tem produzido o próprio conteúdo, mas também, por Pessoas já consolidadas que migraram seu conteúdo pra V-tuber, como é o caso do Torajo do Canal Torajo, que conta com mais de 1 Milhão de inscritos e começou como PNGTuber. Além de claro, empresas multi-milionárias, como é o caso da Magazine Luiza com a Magalu, ou o Baianinho da casas bahias que teve uma nova versão em 3D. Já lá fora, isso fica cada vez mais comum também, como também, pudemos observar no boom que a Sam da Samsung causou no mundo, se tornando extremamente popular, causando um aumento significativo nas vendas da empresa, além de ter sido um dos nomes mais pesquisados em sites adultos, na época do seu lançamento, gerando inclusive, cosplayers de atrizes de conteúdo adulto, para seus trabalhos.
Com a chegada das Inteligencias artificiais, tudo só fica ainda mais fácil, automatizar seu contéudo e produzir coisas que você possa usar, ou até logos, roteiros e etc. Tudo fica à cargo de você buscar material e traduzir conteúdo para criar seus próprios conteúdos ou mostrando seu ponto de vista, como V-tuber, pode acabar trazendo cada vez mais inovações tecnologias e facilidades para esse mercado. Então para os espertos e quem procura respirar novos ares e lucrar com essa nova revolução Cultural e Tecnológica, ser V-tuber e PNGTuber, pode ser o caminho. Eu mesmo, possuo projetos paralelos relacionados a esse meio.
Dito tudo isso e esclarecido todos os pontos, dando inclusive algumas sugestões, vamos para o final, antes de falar do tópico principal.
Para todos que leram até aqui, agora vocês devem estar se perguntando, como começar nesse meio, correto?
Eu não sou um expert no assunto ainda, mas sei bastante coisa, inclusive, como funciona o processo para um V-tuber vir ao mundo. O que eu vou dizer aqui, vai mudar a cabeça de muita gente, mas é baseado em tudo que eu sei sobre os assuntos e os tópicos foram cuidadosamente separados. E para todos que lerem até o final, haverá algumas surpresas e coisas que podem auxilia-los nessa jornada.
Como começar?:
Primeiro de tudo, é necessário você ver se seu PC ou Celular, é compativel e vai aguentar rodar tudo que vai ser necessário para você, nessa jornada, principalmente, dependendo do tipo de conteúdo que você for criar. As configurações gerais dos programas de V-tubers, como o próprio Facering, variam de acordo com o Programa usado.
Mas o Ideal e recomendado é que sempre você tenha um a mais, no seu PC, ou Celular, mas os programas mais completos e otimizados para V-tuber, sempre estão no PC, então, focarei em falar mais dele do que de Celulares, ainda que vez o outra, eu venha a citar os mobiles.
No caso dos computadores, o minimo recomendado é 16 GBS de ram, pois além do Programa de V-tuber, você precisa de um programa de vídeo aberto em paralelo, no seu PC, no caso de um canal de Gameplays por exemplo, além do programa de captura do rosto do seu V-tuber, vai ser necessário, um programa para a captura de Tela do seu jogo, ou da tela do seu PC, de acordo com seu tipo de conteúdo, no caso de Gameplays, é mais recomendado ainda, uma boa quantidade de memória ram, por conta do próprio jogo que também deve ficar em aberto, enquanto você se grava, ainda que seja possivel fazer algumas gambiarras e improvisações, com programas especificos, utilizando seu Celular, conectado por algum outro aplicativo, com os softwares no seu PC, o problema é, que muitos programas, ainda não são otimizados ou possuem uma versão hibidra em aplicativo, para que você possa aproveitar e adaptar com facilidade.
O ideal é 16GBS de ram, mas além dela, é necessário vários outros fatores, como seu processador e placa de vídeo, é por isso que eu citei anteriormente o exemplo dos PNGTubers e o fato de muitos começarem como eles, devido aos recursos iniciais escassos, mas nada impede de você já começar como V-tuber, fazendo um conteúdo que não pese tanto a principio, no seu PC ou Celular, como o caso de um V-tuber de Noticias ou React, por exemplo. Pois, esse tipo de conteúdo é mais simples de fazer e funciona Bem, ainda mais se seu personagem for carismático o bastante para prender o espectador, além de você mesmo falando com mais confiança!
Outra coisa interessante, é que ser V-tubers, ou Virtual Youtubers, é quase como jogar um RPG de mesa, já que sempre que um V-tuber começa sua carreira, eles costumam criar até mesmo uma história de fundo para seu personagem, geralmente contando o porque ele ter tal apelido/nome, ou porque de sua aparência ser de tal maneira, principalmente no caso de Vtubers que optem por serem personagens mais voltados pra algo mais fantasioso/mitológico/Divino. E geralmente são histórias bem criativas, afinal, o Céu é o limite, se tratando de criatividade e Imaginação. Claro que naturalmente, os Vtubers que já começam sendo agenciados ou vindo de uma empresa grande como a Hololive, naturalmente, tem toda uma equipe por trás que os ajuda com isso, afinal, isso tudo vai pesar no carisma e apego do público com o personagem, no resultado final, onde inclusive, muitos desses v-tubers, usam suas histórias de fundo como uma maneira de divulgar seu canal, como se fosse uma espécie de trailer temático, o que também influencia e vai de acordo com o Tema onde o V-tuber inspirou seu personagem.
Quais Programas Utilizar?:
Como dito anteriormente, existem vários programas, incluindo muitos deles gratuitos, como o V-tube Studio, mas um dos principais que recomendo a usar à a principio, até mesmo pela facilidade, é o Facering, o mesmo usado pelo treta News, pois ele é extremamente acessivel e dentro dele próprio, você pode criar seu Avatar de V-tuber, ou até mesmo, escolher um dos que já estão prontos, ainda que ele seja bem limitado em costumização, até você de fato fazer o seu, pode improvisar com um mais simples, pois afinal, nem todos sabem modelar ou desenhar, ou terão dinheiro para um investimento inicial em algum modelador ou desenhista, pois isso não costuma sair barato, acreditem.
Já para aqueles que são auto-suficientes, existem diversos programas open source ou gratuitos, como por exemplo, pra desenho, nós temos o Krita, Gimp, Inkscape, Vectr, dentre outros. Inclusive, o krita, o ideal é baixar pelo site, pois tem ele na steam também, porém numa versão “Buffada.” Ou “Turbinada.” Como preferirem chamar, E que custa um dinheirinho, mas também é extremamente acessivel, caso prefiram.
Já para modelos 3D, as opções são um pouco mais limitadas tendo a grande maioria delas como pago, mas, é possivel utilizar o 3DMax Studio, como estudante, pois estudantes podem utiliza-lo para isso, é só você, meu caro Leitor, não sair comercializando avatares V-tubers por ai, porém, em contra partida, ele é um programa relativamente pesado pra rodar no PC! Mas não percam a esperança ainda, pois um dos melhores modeladores 3D do mercado é open source, o que quer dizer, que ele é free! E é bem acessivel, tendo diversos cursos e tutorias inspirados nele, esse é o Blender! Que inclusive, é mais leve que o 3Dmax, ainda que também seja pesado para rodar no PC!
Também existe outros programas que já serve como modelador 3 E também um estúdio de V-tuber, como é o caso do Vroid Studio que inclusive, além de gratuito na steam, é relativamente leve, ainda que possua certas limitações para você criar seu Avatar. Em compensação, além de leve, ele é sempre atualizado e é possivel até mesmo, fazer Texturas nele próprio, além de Cabelos, só é bem mais chatinho e cansativo, mas para a galera que sabe desenhar, vai tirar isso de letra. Também é possivel, importar modelos prontos para ele, mas é em um formato bem especifico de arquivo que também é uma conversão chatinha de fazer, mas pra quem ta começando, ele é uma ótima pedida, ainda que seja mais interessante e fácil, você usar um modelador Externo, como o já citado blender e depois passar para outro programa.
Dito isso, no final desse Artigo, vou disponibilizar alguns links para auxilia-los, incluindo alguns extras, mas por hora, vamos para a próxima fase e essa é a mais polêmica e dificil de entender, mas vocês vão entender… Então preparem os estomagos e continuem comigo nesse post.
Quem é Iron Mouse?:
Como nos tópicos anteriores, antes de explicar tudo o que aconteceu no game awards e um dos principais motivos de eu fazer esse artigo, antes de tudo, eu vou fazer uma apresentação do contexto do assunto, explicando com detalhes, de maneira resumida, a base, para depois explicar o evento e o problema.
Então sem mais delongas, vamos lá… Lembrando que eu fiz questão de ir atrás de fontes reais e veridicas, inclusive, na gringa, apenas para falar desse assunto, onde eu consultei até mesmo a Wikia de V-tubers, que sim, ela existe… De onde tirei grande parte das informações contidas aqui, sobre a Ironmouse, traduzindo para nosso idioma, direto do inglês.
Pra começar, todo V-tuber, ou ao menos, boa parte deles, tem um “Epíteto.” Que é basicamente, uma espécie de “Título.” De Honra que significa algo, geralmente, eles escolhem seus Epítetos de acordo com o background dos seus personagens e as inspirações que serviram de base na criação dele, no caso da Mouse, o epitéto dela é “A Rainha do Inferno.” E isso não é porque ela tem alguma crença em especifico ou coisa do tipo, é simplesmente, porque a personagem dela, foi inspirada em uma espécie de garota Demônio.
Aqui está a ficha completa da Mouse, no caso, do personagem V-tuber dela e um pouco dela também:
Data de estreia: 4 de agosto de 2017
Ingressou: 24 de novembro de 2020
Nacionalidade: Porto-riquenha / Americana
Aniversário: 11 de janeiro
Altura: 147 cm / 4’10”
Espécie: Demônio / anjo caído
Nome da base de fãs: Precious Family
Canais: YouTube, Twitch
Redes sociais: Twitter
Satan, Satanás, Sayton, ou qualquer coisa que ela queira se chamar naquele dia. Originalmente um anjo que cantava para aplacar os serafins, o ser posteriormente conhecido como Ironmouse ficou entediado com toda a baboseira idílica no Céu e começou a ter ideias. Ideias que os Anfitriões Divinos não gostaram. Ideias que se espalharam… e desencadearam a queda do Céu, resultando nos anjos caindo do Céu e se tornando demônios, formando efetivamente o Inferno. Como punição, Mousey foi trancada em uma caixa, privada de todos os sentidos, mas dolorosamente ciente de sua situação. Uma coisa levou à outra, e ela foi libertada por Bubi, e a partir daí ela tomou conta do Inferno e o governou… antes de ficar entediada novamente, desta vez partindo para a Terra. Humanidade, anime e jogos eram o estímulo que a rainha demônio ansiava tanto, então ela permaneceu na Terra, assumindo o nome “Ironmouse”, eventualmente se juntando à VShojo e reconectando-se com Bubi.
E sim, de fato, parece uma ficha para algum personagem de RPG de Mesa. E vocês percebem como a fantasia tem um papel importante e crucial nas nossas vidas? O tal castigo que a Ironmouse vive, no background dela, sobre “Ficar confinada em uma Caixa.” É claramente uma associação à vida real e à pessoa que ta por trás da personagem que logo, vocês vão entender o porque… É basicamente a história dela, usando de uma metafora lúdica e de fantasia, para contar sobre as coisas que a apresentadora da Ironmouse vive e viveu na própria pele.
Mas enfim, continuando…
Personalidade:
O comportamento de Ironmouse é tão descontraído e engraçado que não há uma transmissão em que ela não faça sua audiência ou parceiros de transmissão rirem.
Mousey é uma das VTubers de língua inglesa ativas há mais tempo, se não a mais antiga. Ela é sarcástica, picante, boca suja e cáustica; no entanto, o tempero é temperado com bastante doçura, e ela é bastante adorável mesmo quando está em seu estado mais sarcástico, especialmente com seu melhor amigo venenoso Connor “CDawgVA” Colquhoun. Apesar de sua confiança em constante crescimento nas transmissões, ela é insegura e não pensa muito em si mesma; uma noção que seus amigos e base de fãs buscam dissipar. Adorável até o limite, Mousey é facilmente o coração da VShojo, fazendo amigos instantaneamente por onde passa, apesar e desafio de problemas de saúde na vida real.
Além das transmissões, Mouse também apresenta o Speak of the Devil, onde entrevista VTubers e streamers.
Para o sexto aniversário de streaming, ela lançou uma animação de lore original chamada “Ironmouse Unleashed”.
Seu canal no Twitch está aqui, um arquivo oficial de suas VODs pode ser encontrado aqui, seu canal oficial no YouTube está aqui, e você também pode segui-la no Twitter.
Também conhecida como: Mouse, Mousey, Satanás, Tungsten Rat, Satanael, A Rainha de todos os Demônios, Senhora de todo Pecado, Conquistadora do Submundo, Sayton, Grem-o-lin, Copper Cat
No início de 2020, ela era muito tímida e só demonstrava confiança ao transmitir sozinha ou com amigos próximos. Ela ficava muito nervosa perto de outras pessoas, mas ao longo dos dois anos seguintes, desenvolveu cada vez mais confiança.
Sua natureza caótica era mais pronunciada nos primeiros anos de transmissão, quando costumava fazer perguntas estranhas do nada ou falar sobre os tópicos mais estranhos, deixando frequentemente seus parceiros de conversa sem palavras por não ter filtro. Com o tempo, ela aprendeu a se controlar melhor, mas nem sempre tem sucesso, especialmente quando está perto de amigos com mentalidade semelhante.
Em seus primeiros dias de transmissão, ela usava muita linguagem sugestiva, mas, à medida que desenvolvia mais confiança, esse comportamento diminuiu. Se não desapareceu completamente, pelo menos ela não exclui mais VODs com medo de possíveis proibições de Termos de Serviço (ToS).
Ela se preocupa muito com seus amigos e fica triste quando ouve alguém sendo malvado com eles, ainda mais do que quando são malvados com ela mesma.
Seu carisma abundante é facilmente reconhecido pela maneira como faz as pessoas sorrirem, se sentirem confortáveis ou ficarem emocionais. Ela é geralmente muito amigável com todos, exceto quando provoca pessoas malvadas no chat ou quando ocasionalmente age de maneira “tsundere”. Tsundere é um termo japonês para um personagem que se importa, mas tem dificuldade em expressar sentimentos positivos por alguém e, em vez disso, age temperamental e impulsivo. Houve também raros momentos em que ela agiu de maneira “Yandere”, rindo maniacamente e dizendo coisas como “Eu te amo tanto que você tem que morrer”, esses lampejos de yandere aparecendo em jogos onde ela tinha que eliminar seus parceiros de colaboração.
Ela é muito trabalhadora, pois se esforça todos os dias para transmitir e fornecer conteúdo para seus espectadores, apesar de suas circunstâncias. Até mesmo o nome “família preciosa” que ela escolheu para sua comunidade mostra o quanto ela ama o que faz e o quanto é grata pelo amor que a comunidade lhe dá. Ela fica muito emocional quando fala sobre o quanto chegou longe contra todas as adversidades.
Ela é conhecida por se assustar facilmente e gosta de enrolar antes e durante a reprodução de jogos de terror, mas ao mesmo tempo adora a sensação de medo, razão pela qual gosta de jogar jogos de terror.
História:
Ironmouse é uma VTuber e streamer americana, natural de Porto Rico, que faz transmissões desde agosto de 2017. Ela é conhecida por seu canto e também por ter uma das maiores extensões vocais, sendo capaz de realizar várias árias e imitar Shakira. Ela é mais conhecida por sua personalidade extravagante e por sua voz aguda. Embora tenha começado como uma streamer independente, agora faz parte da agência VShojo.
Antecedentes:
A Ironmouse começou em 2017 na plataforma YouNow, usando um setup simples. Inicialmente, seu objetivo era fazer amigos e se divertir, não visando dinheiro ou popularidade.
Em 2019, migrou para o Twitch, revelou seu primeiro modelo Live2D e se tornou parceira da plataforma. Em 2020, entrou para a VShojo e revelou seu modelo 3D. Em 2021, apresentou diversos modelos, alcançou marcas significativas de seguidores e ganhou prêmios diversos prêmios, incluindo o mais recente, onde toda a polêmica começou, o prêmio de Criadora de Conteúdo do Ano, relacionado à jogos, no Game Awards que pra quem não sabe, é o maior evento de jogos e consoles do mundo, sendo inclusive, considerado o “Oscar.” Dos Games. Detalharemos mais desse assunto, a seguir, mas antes, tem mais algumas ressalvas.
Ela também, participou de eventos, torneios e colaborações, mostrando sua versatilidade. Em 2022, continuou participando de eventos, exposições e colaborações, expandindo sua presença em diversas plataformas. Em 2023, realizou concursos, participou de eventos de caridade e se destacou em várias atividades, demonstrando seu impacto no cenário VTuber.
Em resumo, a Mina é foda! E quanto mais eu descobria sobre ela, mas eu ficava encantado pela sua carreira e exemplo de vida e superação, ficando inspirado por seus exemplos.
Eu também fiz questão de Resumir, os principais eventos da carreira da Mouse e lista-los de acordo com os Anos, então eis aqui o resumo:
Eventos:
2020:
2021:
Ainda mais se levarmos em conta o tão aguardado e falado “Metaverso.” Que é um Assunto que traremos futuramente aqui. E isso não só é uma possibilidade real, como também já aconteceu em países como o japão, onde inclusive, as pessoas pagaram ingressos para assistir shows da Hololive. Percebem como os países desenvolvidos estão anos luz da gente? Em termos tecnológicos e economicos? E é um dos fatores primordias, pelo qual eu posso garantir a vocês. “Esse é um dos maiores mercados do futuro.” Já ouviram aquele ditado? “Quem chega antes bebe água limpa.” E esse mercado de Virtual Youtubers, apresentadores digitais e virtuais e etc, é um dos maiores exemplos disso.
Com isso, acredito ter dado uma boa resumida e ideia do que é esse mercado de V-tubers, um dos mercados do futuro!
Para mais informações e artigos como esse, ou ideias de negócio, sem deixar de lado o seu Hobbie e suas paixões, continuem nos acompanhando no nosso blog e nas nossas redes sociais!
V-tubers, o mercado do futuro e o preconceito com o publico Otaku! Como a polêmica
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